segunda-feira, 17 junho, 2024
11.5 C
Brasília

A sexta rodada de consultas políticas cazaque-brasileiras foi realizada no Brasil

OUTROS DESTAQUES

Brasília, 9 de maio de 2024 – A sexta rodada de consultas políticas cazaque-brasileiras foi realizada na capital do Brasil sob a copresidência do Primeiro Vice-Ministro das Relações Exteriores do Cazaquistão, Kairat Umarov, e do Secretário de Ásia e Pacífico do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Eduardo Paes Saboia.

Os chefes das delegações familiarizaram os participantes da reunião com os aspectos atuais do desenvolvimento político e econômico de seus países e regiões, bem como trocaram opiniões sobre as questões mais urgentes da agenda global e a interação em plataformas multilaterais. Nesse contexto, foi observada a importância das iniciativas globais do Cazaquistão na esfera de não proliferação de armas nucleares, do desarmamento, do combate ao terrorismo e do uso de fontes de energia renováveis no cenário mundial.

Durante as conversas, as partes enfatizaram o alto nível de interação entre os dois países e discutiram em detalhes toda a gama de cooperação bilateral política, comercial, econômica e de investimentos, bem como a cooperação nas esferas cultural, humanitária e educacional.

Com o objetivo de fortalecer o diálogo político, as partes enfatizaram a importância de organizar visitas cruzadas nos níveis mais altos e de fortalecer ainda mais a diplomacia parlamentar. De acordo com as partes, essas medidas serão projetadas para dar um forte impulso a todo o complexo de cooperação bilateral e traçar novos horizontes.

Na área econômica, os participantes enfatizaram a necessidade de intensificar a cooperação comercial e de investimentos com a inclusão de oportunidades criadas no Conselho Empresarial «Cazaquistão-Brasil» em 2021 e a expansão da cooperação inter-regional. As partes concordaram em acelerar o acordo de uma série de documentos bilaterais em consideração pelas partes, bem como saudaram a expansão da instituição de Cônsules Honorários do Cazaquistão no Brasil.

Após as consultas políticas, chegou-se a um acordo para expandir ainda mais a cooperação bilateral e multilateral. A próxima sétima rodada de consultas políticas entre os ministérios das relações exteriores dos dois países será realizada em Astana.

spot_img
spot_img