segunda-feira, 29 abril, 2024
28.5 C
Brasília

Embaixada da Índia celebra Festival das Cores em Brasília

OUTROS DESTAQUES

Por Claudia Godoy

A embaixada da India celebrou, no último dia 30, em Brasília,  o Holi, Festival das Cores,  com a presença de embaixadores,  diplomatas,  jornalistas e amigos dos indianos. A comemoração é realizada entre fevereiro e março na Índia em função da chegada da Primavera.

O embaixador da India, Suresh Reddy,  contou  com o apoio dos diplomatas e fez um belo discurso de celebração e boas-vindas aos convidados. “Assim como a Primavera é a estação das cores, o Holi é festejado com muito colorido. Outros significados são o triunfo do bem sobre o mal, renovação, perseverança…”, explicou o diplomata indiano.

Holi é um festival indiano antigo, originalmente chamado de Holika, e com início muitos séculos antes de Cristo. O evento marca a chegada da Primavera e é celebrado no fim de fevereiro ou no início de março.

A história relata que Radha sentiu ciúmes da cor azul clara da pele de sua “irmã”, Krishna, divindade que representa a oitava manifestação do deus Vishnu. Assim, Radha pediu e a mãe autorizou que ela jogasse pigmentos coloridos em si mesma, dando origem às cores usadas nas festividades

A música e a dança indianas estavam presentes na embaixada da Índia.  Para os indianos,  elas são uma forma de comunicação com o divino. Muitas vezes, têm significado religioso.

No final, a deliciosa comida indiana foi servida a todos. A samosa, uma espécie de pastel recheado com o tempero indiano  foi servida a todos. E estava deliciosa.

O embaixador da Índia,  Suresh Reddy,  estava presente ao Holi, Festival das Cores, e encantou a todos com a sua simpatia. 📸Claudia Godoy.
O público aproveitou a oportunidade para celebrar junto dos indianos. 📸Claudia Godoy.
O famoso pó colorido no Rangwali Holi. 📸Claudia Godoy
A tradição do festival é que as pessoas  joguem as tintas coloridas umas nas outras. Há quatro cores principais: vermelho, amarelo verde e azul. O vermelho representa amor e afeto, o verde simboliza a natureza em nossa sociedade, o azul é a cor de Krishna, e o amarelo representa cúrcuma.”📸Claudia Godoy
A história relata que a divindade Radha sentiu ciúmes da cor azul clara da pele de sua “irmã”, Krishna, divindade que representa a oitava manifestação do deus Vishnu. Assim, Radha pediu e a mãe autorizou que ela jogasse pigmentos coloridos em si mesma, dando origem às cores usadas nas festividades.  📸Claudia Godoy
Holi é um festival indiano antigo, originalmente chamado de Holika, e com início muitos séculos antes de Cristo. O evento marca a chegada da primavera e é celebrado no fim de fevereiro ou no início de março. 📸Claudia Godoy

O palco na entrada da embaixada da India estava belíssimo.  📸Claudia Godoy.

spot_img
spot_img