sábado, 13 abril, 2024
25.5 C
Brasília

Governo Japonês doa van para APAE-DF

OUTROS DESTAQUES

Por Embaixada do Japão

No dia 18/03/2024, ocorreu na sede da APAE-DF a Cerimônia de Entrega Oficial do “Projeto de Aquisição de Viatura para as Escolas de Educação Especial Geridas pela Associação de Pais e Amigos de Excepcionais do Distrito Federal (APAE-DF)”. A aquisição desse veículo visa apoiar os alunos com deficiência intelectual ou múltipla que frequentam as escolas geridas pela APAE-DF participarem de atividades realizadas fora das escolas como treinamento e visita aos locais de trabalho. Além disso, esse veículo pode facilitar no deslocamento das equipes de atletas ao estágio ou a outros campos de treinamento.  O projeto foi viabilizado através do Programa de Assistência a Projetos Comunitários e de Segurança Humana (APC) do governo do Japão.

A presidente da APAE-DF, Maria Helena, muito emocionada, agradeceu ao Japão pela doação e aos pais, vizinhos e parlamenteares pelos 60 anos de ajuda nas atividades. 📸Embaixada do Japão.

Na ocasião, o Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário do Japão, HAYASHI Teiji, parabenizou pelo contínuo esforço da APAE-DF oferecendo várias atividades esportivas, profissionais etc. promovendo assim a inclusão social. E espera que a doação da van do governo do Japão proporcione melhorias no acesso a todos os frequentadores das escolas geridas pela APAE-DF, oferecendo qualidade e segurança na locomoção às atividades realizadas fora das escolas dos assistidos, em especial dos atletas.  

Além disso, no âmbito do setor privado, a empresa japonesa Asics, se tornou o patrocinador oficial da Equipe dos Jogos Paralímpicos Brasileira em Paris, e desejou votos que no futuro próximo possa ver os atletas paralímpicos oriundos da APAE-DF. 📸Embaixada do Japão.

A presidente da APAE-DF, Maria Helena, muito emocionada, agradeceu ao Japão pela doação e aos pais, vizinhos e parlamenteares pelos 60 anos de ajuda nas atividades.

Representando o Governador do Distrito Federal, o Secretário de Relações Internacionais, Paco Brito, agradeceu pela solidariedade e sensibilidade do povo japonês ao povo brasileiro, especialmente ao povo do DF. Além deste projeto, o Japão já ajudou projetos em Itapoã e em Brazlândia.📸 Embaixada do Japão.

O Secretário da Pessoa com Deficiência do Distrito Federal, Flávio Santos, enfatizou que o veículo doado representa um instrumento de inclusão social, cidadania, respeito as pessoas com deficiência.

A Diretora de Ação Interdisciplinar da APAE-DF, Glória Dias Com o conforto e capacidade, o veículo permitirá ao transporte mais seguro e digno de nossos atendidos, para ações que realizamos fora do ambiente institucional.

“As pessoas com deficiência estão mostrando os seus valores, qualidades à sociedade competitiva e já temos vários em concursos públicos, juiz, promotores, advogados, etc. Além disso, o Brasil foi o maior medalhista das paralimpíadas de todos os tempos, e isso nos orgulha bastante em todos os cenários. A ajuda do Japão vai ajudar bastante os assistidos da APAE-DF e agradeço que o carinho do povo japonês com o povo brasileiro é recíproco”, conclui o Deputado Distrital, Iolando Souza.

O momento também foi prestigiado com presença da representante da Senadora Damares Alves, Assessora Daniella Tinen, Assessor Especial da Vice-Governadora do DF Celina Leão, Sr. Leonardo Firme, o Secretário-Executivo de Relações Internacionais do DF, Paulo Chaves e a Secretária-Executiva da Pessoa com Deficiência do DF, Edilene Pereira, além de outras autoridades.

【Referências】

Desde a sua fundação em 1964, a APAE-DF tem proporcionado gratuitamente vários serviços tais como educação profissional, educação básica inclusive a Tecnologia de Informação, serviços de saúde e bem-estar gerindo quatro Escolas de Educação Especial no DF (Asa-Norte, Ceilândia, Guará e Sobradinho) beneficiando os deficientes intelectuais e múltiplos e seus familiares. 

O APC é um programa do governo japonês cujo recursos provêm dos impostos do contribuinte japonês e teve o início no Brasil em 1999. O programa vem auxiliando nas áreas que priorizam benefícios diretos às comunidades locais, tais como assistência médica, educação, assistência social oferecendo recursos para construções, reformas, aquisições de materiais, equipamentos, automóveis entre outros.

spot_img
spot_img