sábado, 27 abril, 2024
27.5 C
Brasília

Começa exposição “Hungria” na galeria de arte da Legião da Boa Vontade,  em Brasília

OUTROS DESTAQUES

Por Claudia Godoy

A exposição “Hungria” com fotos e pinturas apresenta,  neste mês de março,  na Galeria de Arte da LBV (Legião da Boa Vontade)  com cerca de 40 obras que retratam este país que é um encanto, um dos mais belos da Europa, e um dos principais destinos turísticos do mundo.


“A Hungria é simplesmente, linda, magnífica e encantadora. Um lugar perfeito para qualquer artista começar a criar suas obras de arte, desde sua história àbelíssimas paisagens”, disse Julianna Vidnik, que apresenta os seus quadros ao público na mostra.

Ela tem como destaques o Rio Danúbio, Igrejas, Castelos, Pontes, Estátuas e seu maravilhoso Parlamento. Há também o Lago Balaton chamado pelos húngaros de “Mar Húngaro”, é o maior lago de água doce da Europa Central e Oriental. Szentendreé a cidade das artes, danças, músicas, artesanatos, restaurantes e muita diversão.

Para mim,  Claudia Godoy,  jornalista e autora das fotos da exposição,  Budapeste é um lugar no mundo onde ainda é possível respirar o ar austro-húngaro que existiu na virada para o século XX. O país reunia regiões que hoje fazem parte de países como Itália,  Áustria,  Alemanha,  Polônia, Eslováquia,  Romênia, Croácia,  Sérvia,  República Tcheca,  além da própria Hungria.

Eleita a nona cidade mais bonita do mundo e um dos lugares mais idílicos da Europa pela revista Forbes, Budapeste é o principal centro financeiro,  corporativo,  mercantil e cultural da Hungria, a cidade também é a nona maior cidade da União Europeia.

A cidade é um encanto, uma das mais belas da Europa, e um dos principais destinos turísticos do mundo. Eu destaco a vista do rio Danúbio como uma das mais lindas que já vi. As ruas de Budapeste levam a vários cenários formados por uma arquitetura surpreendente que vai do “Art Nouveau” aos bares de ruína. 

O encanto do passado convive com a modernidade do transporte público húngaro,  muito eficiente. É possível percorrer Budapeste a pé,  em veículos elétricos como ônibus,  trens, bondes, patinetes, motos e bicicletas.

Outra atração nas minhas fotos é a maior sinagoga da Europa, um belo templo que lembra importante comunidade judaica da Hungria. Os cafés húngaros são outros locais que deixam saudade nos visitantes e também exalam a atmosfera do Grande Império austro-húngaro. O Império dos Habsburgos pode ser sentido nos doces espalhados por vitrines diversas pela cidade.

A intensa atividade vulcânica da região permitiu que os romanos construíssem no passado muitas casas de banho, tradição mantida pelos otomanos e que continuam funcionando até hoje.  Nestes lugares as pessoas podem fazer tratamentos de beleza e massagens. Elas também estão retratadas na exposição de fotos.

spot_img
spot_img