domingo, 28 abril, 2024
19.5 C
Brasília

Embaixada da Bélgica traz a Brasília a exposição “RÊVERIES”, do artista Harry Fayt

OUTROS DESTAQUES

A Embaixada do Reino da Bélgica em Brasília e a Wallonie-Bruxelles International (WBI), com o apoio do Sesc-DF, anuncia o evento de destaque no mundo das artes visuais: a exposição “RÊVERIES” pelo artista em plena ascensão Harry Fayt. Esta exposição promete encantar os amantes da arte com sua fusão única de estética surrealista e técnica fotográfica subaquática.

A exposição “RÊVERIES” será realizada no Espaço Cultural Ary Barroso, na Estação Sesc 504 Sul, de 26 de março a 22 de abril. Esta é uma oportunidade imperdível para os visitantes explorarem uma ampla seleção das obras mais emblemáticas de Fayt, além de admirarem retratos subaquáticos de personalidades belgas proeminentes, incluindo Typh Barrow, Nicola Testa, Stephanie Crayencour, Sidoine, entre outros.

Uma Exposição Lúdica

Inspirada pelo surrealismo figurativo, “RÊVERIES” oferece uma imersão profunda no universo onírico do artista, onde realidade e ficção se mesclam harmoniosamente. Herdeiro dos surrealistas figurativos de seu país, ele é inspirado pelo esteticismo enigmático de Magritte e pela poesia misteriosa de Delvaux. Apesar das encenações meticulosas e do domínio técnico perfeito, seu trabalho não deixa de lado o absurdo.

Tornando o impossível possível, suas fotografias peculiares e falantes gostam de perturbar, maravilhar e até mesmo questionar seus espectadores sobre nossa sociedade contemporânea. Suas obras cativantes transportam você para um mundo imaginário povoado por símbolos e referências que o convidam a explorar os abismos de sua imaginação. Além das obras expostas, os visitantes terão a oportunidade única de explorar o trabalho de Harry Fayt de uma forma totalmente nova através do aplicativo ARTIVIVE.

Ao usar este aplicativo em seus smartphones, os espectadores serão transportados para um mundo de realidade aumentada, onde poderão desfrutar de conteúdo adicional, incluindo explicações sobre as obras, vídeos dos bastidores e muito mais, simplesmente apontando seus dispositivos para as obras expostas.

Harry Fayt estará presente em Brasília para a inauguração da exposição, dia 26 de março.

Sobre o artista

Nascido em Charleroi, na Bélgica, Harry Fayt obteve um diploma em fotografia publicitária em 1998. Em seguida, seguiu uma carreira profissional que o levou ao campo do retrato. Inicialmente, fotografou músicos, através dos quais estudou a fisionomia das emoções. Posteriormente, voltou-se para a fotografia de família. Fotografar bebês nadadores foi seu rito de passagem para outro mundo, o da fotografia subaquática.

Em 2012, ao conhecer a cantora e compositora Typh Barrow, voltou ao seu primeiro amor, o retrato de artistas… debaixo d’água.

Enriquecido por essa singularidade, iniciou uma série de experimentações que hoje resultam em novas imagens. Ele gosta de desafiar os limites de um mundo que ele mesmo criou, sempre com o mesmo objetivo: questionar, surpreender, ampliar o campo do possível. Em 2023, foi nomeado “Cavaleiro do Mérito Valão” pelo governo francófono da Bélgica. Uma distinção que destaca as personalidades que evidenciam a Valônia por suas ações.

Serviço

RÊVERIES
26.03 a 22.04.2024
ESPAÇO CULTURAL ARY BARROSO – ESTAÇÃO SESC 504 SUL
DE SEGUNDA A SEXTA – DAS 9H ÀS 18H
ENTRADA FRANCA

spot_img
spot_img