sexta-feira, 3 maio, 2024
21.5 C
Brasília

Blinken quer aprofundar cooperação com Brasil

OUTROS DESTAQUES

Por Escritório do Porta-Voz da Embaixada dos Estados Unidos

O secretário Blinken está no Rio de Janeiro, Brasil, para participar da Reunião de Ministros das Relações Exteriores do G20 de 21 a 22 de fevereiro, com o objetivo de aprofundar a cooperação e abordar questões de preocupação global, incluindo insegurança alimentar, mudanças climáticas, saúde global, direitos dos trabalhadores e instabilidade geopolítica. Os Estados Unidos, juntamente com nossos parceiros, estão tomando ações concretas para construir uma economia global mais próspera, sustentável e inclusiva, que ofereça empregos dignos, segurança alimentar, energética e de saúde para todos. Além dos compromissos relacionados ao G20, o secretário está participando de uma reunião com ministros das relações exteriores do G20 e parceiros convidados para abordar a crise humanitária no Haiti e mobilizar apoio para a missão de Apoio à Segurança Multinacional (MSS, na sigla em inglês). 

O G20: Um Fórum Importante para a Coordenação da Política Econômica Internacional

  • Os EUA apoiam fortemente os temas propostos pelo Brasil para esta reunião, que incluem a redução das tensões geopolíticas e a reforma da governança global. 
  • O G20 oferece uma plataforma para os EUA se envolverem diretamente com as maiores economias avançadas e emergentes do mundo, promovendo os interesses dos EUA e enfrentando desafios geopolíticos e socioeconômicos globais com outros membros do G20, que representam mais de 80 por cento do produto interno bruto global, três quartos do comércio global e dois terços da população mundial. 
  • O secretário Blinken se engajará com seus homólogos dos membros do G20 e parceiros convidados. 

Redução das Tensões Geopolíticas

  • A guerra não provocada do Kremlin contra a Ucrânia continua sendo uma afronta permanente à Carta da ONU, da qual a Rússia, como membro do Conselho de Segurança da ONU, deveria respeitar. A guerra da Rússia continua a nos lembrar por que devemos defender os princípios de respeito à soberania e integridade territorial incorporados na Carta. A guerra de agressão da Rússia também está matando e ferindo milhares, deslocando milhões e exacerbando a insegurança alimentar e energética global. As ações da Rússia estão minando o trabalho que o G20 está tentando avançar tão diligentemente. 
  • Os EUA estão trabalhando todos os dias para evitar que o conflito entre Israel e o Hamas se espalhe, ao mesmo tempo em que instam à proteção dos civis e ao aumento do acesso à ajuda humanitária. 
  • Os ataques marítimos dos Houthis interrompem a liberdade de navegação e o fluxo do comércio global, incluindo alimentos e assistência humanitária para a região. Os EUA, com nossos aliados e parceiros, mobilizaram mais de 40 países para emitir uma declaração condenando os ataques em apoio à Operação Guardião da Prosperidade. 
  • Também destacaremos o apoio dos EUA a uma Missão de Apoio à Segurança Multinacional (MSS) no Haiti e trabalharemos para estimular mais contribuições internacionais. 

Reforçando o Compromisso dos EUA com a Segurança Alimentar e de Saúde no G20

  • Alimentar o Futuro (Feed the Future) – o programa de segurança alimentar global de destaque do governo dos EUA – trabalha com países parceiros para transformar seus sistemas alimentares para serem mais resilientes às mudanças climáticas, mais equitativos e economicamente fortalecidos. 
  • Os EUA estão tomando medidas firmes para construir sistemas alimentares resilientes inteligentes ao clima. Isso inclui a formação de uma coalizão e mobilização de recursos para promover a Visão para Cultivos e Solos Adaptados. Em apoio a essa Visão, líderes de governos, indústrias, sociedade civil e comunidades estão se unindo para enfrentar as crises de segurança alimentar e climática, concentrando atenção e recursos coletivos nos fundamentos da agricultura: cultivos adaptados ao clima e solos saudáveis e férteis. 
  • Os EUA permanecem focados em melhorar a saúde global, acelerando o investimento na saúde e bem-estar das comunidades em diversos países. Agradecemos a oportunidade de trabalhar com nossos parceiros em esforços coletivos que são essenciais para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável globais, incluindo o apoio contínuo ao Fundo Pandêmico. 
  • Para enfrentar as ameaças à saúde pública e à segurança representadas pelas drogas sintéticas, os EUA lançaram a Coalizão Global para Enfrentar Ameaças de Drogas Sintéticas em 2023, que agora inclui mais de 144 países participantes e 12 organizações internacionais.Redução das Tensões Geopolíticas
    A guerra não provocada do Kremlin contra a Ucrânia continua sendo uma afronta permanente à Carta da ONU, da qual a Rússia, como membro do Conselho de Segurança da ONU, deveria respeitar. A guerra da Rússia continua a nos lembrar por que devemos defender os princípios de respeito à soberania e integridade territorial incorporados na Carta. A guerra de agressão da Rússia também está matando e ferindo milhares, deslocando milhões e exacerbando a insegurança alimentar e energética global. As ações da Rússia estão minando o trabalho que o G20 está tentando avançar tão diligentemente.
    Os EUA estão trabalhando todos os dias para evitar que o conflito entre Israel e o Hamas se espalhe, ao mesmo tempo em que instam à proteção dos civis e ao aumento do acesso à ajuda humanitária.
    Os ataques marítimos dos Houthis interrompem a liberdade de navegação e o fluxo do comércio global, incluindo alimentos e assistência humanitária para a região. Os EUA, com nossos aliados e parceiros, mobilizaram mais de 40 países para emitir uma declaração condenando os ataques em apoio à Operação Guardião da Prosperidade.
    Também destacaremos o apoio dos EUA a uma Missão de Apoio à Segurança Multinacional (MSS) no Haiti e trabalharemos para estimular mais contribuições internacionais.
    Reforçando o Compromisso dos EUA com a Segurança Alimentar e de Saúde no G20
    Alimentar o Futuro (Feed the Future) – o programa de segurança alimentar global de destaque do governo dos EUA – trabalha com países parceiros para transformar seus sistemas alimentares para serem mais resilientes às mudanças climáticas, mais equitativos e economicamente fortalecidos.
    Os EUA estão tomando medidas firmes para construir sistemas alimentares resilientes inteligentes ao clima. Isso inclui a formação de uma coalizão e mobilização de recursos para promover a Visão para Cultivos e Solos Adaptados. Em apoio a essa Visão, líderes de governos, indústrias, sociedade civil e comunidades estão se unindo para enfrentar as crises de segurança alimentar e climática, concentrando atenção e recursos coletivos nos fundamentos da agricultura: cultivos adaptados ao clima e solos saudáveis e férteis.
    Os EUA permanecem focados em melhorar a saúde global, acelerando o investimento na saúde e bem-estar das comunidades em diversos países. Agradecemos a oportunidade de trabalhar com nossos parceiros em esforços coletivos que são essenciais para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável globais, incluindo o apoio contínuo ao Fundo Pandêmico.
    Para enfrentar as ameaças à saúde pública e à segurança representadas pelas drogas sintéticas, os EUA lançaram a Coalizão Global para Enfrentar Ameaças de Drogas Sintéticas em 2023, que agora inclui mais de 144 países participantes e 12 organizações internacionais.

Apoio às Reformas da Governança Global

  • Os EUA estão comprometidos em incorporar perspectivas geograficamente mais diversas em instituições multilaterais e garantir que sejam responsivas às necessidades da comunidade global como um todo. Os EUA apoiam a expansão do Conselho de Segurança da ONU, incluindo o apoio a novos assentos para países da África e da América Latina. Apoiamos a União Africana para se tornar um membro permanente do G20 e o novo assento de Diretor Executivo do Fundo Monetário Internacional para a África Subsaariana. 
  • Nosso compromisso com a inclusão se estende ao campo da inteligência artificial. O G20 e nossos parceiros também devem trabalhar juntos para aproveitar as oportunidades da IA para avançar nos objetivos de desenvolvimento sustentável e garantir uma IA segura e confiável, promovendo, assim, uma abordagem equilibrada na qual todos os países possam se beneficiar da IA, enquanto trabalham juntos para gerenciar os riscos da interrupção tecnológica. 
  • Os EUA estão trabalhando para avançar na Evolução do Banco de Desenvolvimento Multilateral (MDB) para construir bancos de desenvolvimento maiores e melhores que possam emprestar mais, fornecer mais financiamento concessional, mobilizar capital privado e tornar os MDBs mais rápidos e ágeis. 
spot_img
spot_img