sexta-feira, 3 maio, 2024
21.5 C
Brasília

Schuegraf inaugura nova sede da União Europeia, em Brasília

OUTROS DESTAQUES

Por Claudia Godoy

A embaixadora Marian Schuegraf inaugurou a nova sede da delegação da União Europeia, nesta quarta-feira, 18, em Brasília, com recepção para diplomatas e imprensa.

A diplomata celebrou o que chamou de “abertura de um novo capítulo nas relações UE-Brasil quase 40 anos depois da primeira delegação da UE ter aberto as portas em Brasília e 63 anos desde o estabelecimento das relações diplomáticas”.

Schuegraf disse que este novo capítulo não se refere só à presença física, mas também às crescentes relações políticas com o Brasil e à concretização da nossa parceria estratégica. Ela acrescentou que o mais importante é o aprofundamento da amizade entre os povos.

Ainda de acordo com a embaixadora, o edifício reflete, de certa forma, como a União Europeia quer ser vista no mundo: amiga, aberta, verde e tecnologicamente avançada, pioneira na sustentabilidade e também na cooperação e no desenvolvimento de projetos conjuntos. A construtora e o arquiteto da obra são brasileiros, segundo informações da diplomata.

“Esse não é apenas um espaço de trabalho compartilhado, é espaço de co-criação. E, para este fim, a Europa também quer convidar países terceiros, muitos dos quais estão hoje aqui presentes, a desenvolver ideias e a enfrentarmoa conjuntamente os desafios globais”, garantiu Schuegraf.

Ela disse, também, durante a inauguração da nova sede da UE, que foi um desafio conceber o edifício para a delegação em uma cidade considerada referência global para arquitetos e urbanistas ambiciosos. Schuegraf explicou que a arquitetura da nova sede europeia é da Nova Bauhaus Europeia, que busca formas criativas para alcançar os mais elevados padrões internacionais da arquitetura sustentável. O edifício tem certificados ambientais.

Além de imprensa e diplomatas, estava presente ao evento o Comissário da União Europeia para a Ação Climática, Wopke Hoekstra.

spot_img
spot_img