segunda-feira, 6 maio, 2024
19.5 C
Brasília

Coreia do Norte celebra Data Nacional em Brasília

OUTROS DESTAQUES

Por Claudia Godoy

A embaixada da República Popular Democrática da Coreia celebrou, nesta terça-feira, dia 5, com jantar, em Brasília, 75 anos de independência. Estavam presentes diplomatas, políticos, além de amigos e imprensa. O embaixador norte-coreano, Kim Chol Hak, ressaltou em discurso aos presentes as relações de 23 anos com o Brasil. Ele lembrou que as duas nações promovem a cooperação mútua e amizade. “Esperamos que as relações de amizade e cooperação entre os dois países sejam multiplicadas em todas as áreas da sociedade”, disse o diplomata.

O embaixador norte-coreano durante execução do hino nacional brasileiro. 📸Claudia Godoy.

Ainda de acordo com o embaixador, o povo norte-coreano realizou a grande luta anti-imperialista em 15 de agosto de 1945. “Atingiu com sucesso as formas democráticas e a construção de nova sociedade para fundar a RPDC”, disse o embaixador, destacando que a Coreia do Norte foi o primeiro Estado socialista do Oriente. “A fundação da RPDC foi grande acontecimento para o desenvolvimento da nossa revolução e para a vida do povo coreano “, afirmou o embaixador.

A culinária norte-coreana estava presente no jantar da Data Nacional. 📸Claudia Godoy.

O Kim Chol Hak disse que o nascimento da Coreia do Norte significa o nascimento de um povo independente. “Desde a fundação, o governo coreano manteve a soberania, autossuficiência e autodefesa em todos os domínios da revolução em construção, tornando o país soberano na política, economia e defesa”, afirmou o embaixador norte-coreano, acrescentando que “casa vez que comemoramos este dia, o povo coreano elogia as façanhas do grande líder camarada Kim Il Sung. “Hoje o povo conquista sucesso na construção de um Estado socialista, poderoso, sob a direção de Kim Jong-un”, garantiu o embaixador.

O governo norte-coreano hoje impulsiona o desenvolvimento da economia nacional voltado para melhorar a vida da população, segundo informou o embaixador. “No exterior, a Coreia mantem alinhamento na independência, paz, amizade, respeito mútuo, igualdade e reciprocidade para o desenvolvimento. Mantemos relações de amizade com todos os países do mundo”, informou o embaixador.

spot_img
spot_img