segunda-feira, 17 junho, 2024
10.5 C
Brasília

Cúpula Celac/UE impulsiona a cooperação entre os blocos

OUTROS DESTAQUES

@bacuribrasiloficial Na última parte da entrevista, a embaixadora da Espanha, Mar Fernández-Palacios, diz que a Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e da União Europeia tem o intuito de dar destaque às relações do bloco europeu com a América Latina. “São duas regiões que compartilham princípios e valores, além da história comum. São princípios e valores de defesa da democracia, multilateralismo, direitos humanos, ordem internacional justa, baseada em normas mutuamente acertadas”, disse a diplomata espanhola. A embaixadora ressaltou que o Brasil é um líder na América Latina. “Se falamos em América Latina, temos que considerar o Brasil, que tem relação privilegiadas com a União Europeia como bloco. Cerca de 60 líderes estrangeiros dos países componentes dos blocos são esperados para o encontro, que ocorre oficialmente nesta segunda (17) e na terça-feira (18). Na Cupula Celac/UE devem ser discutidas questões como mudança do clima; comércio e desenvolvimento sustentável; inclusão social; recuperação econômica pós-pandemia; transição energética, transformação digital justa e inclusiva; migrações; reforma da arquitetura financeira internacional; luta contra o crime organizado; e cooperação para o desenvolvimento. #espanha🇪🇸 #marfernandezpalacios #celac #mercosul #americalatina #bacuribrasil #claudiagodoy ♬ som original – claudia godoy

Na última parte da entrevista, a embaixadora da Espanha, Mar Fernández-Palacios, diz que a Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e da União Europeia tem o intuito de dar destaque às relações do bloco europeu com a América Latina.

“São duas regiões que compartilham princípios e valores, além da história comum. São princípios e valores de defesa da democracia, multilateralismo, direitos humanos, ordem internacional justa, baseada em normas mutuamente acertadas”, disse a diplomata espanhola. A embaixadora ressaltou que o Brasil é um líder na América Latina. “Se falamos em América Latina, temos que considerar o Brasil, que tem relação privilegiadas com a União Europeia como bloco.

Cerca de 60 líderes estrangeiros dos países componentes dos blocos são esperados para o encontro, que ocorre oficialmente nesta segunda (17) e na terça-feira (18).

Na Cupula Celac/UE devem ser discutidas questões como mudança do clima; comércio e desenvolvimento sustentável; inclusão social; recuperação econômica pós-pandemia; transição energética, transformação digital justa e inclusiva; migrações; reforma da arquitetura financeira internacional; luta contra o crime organizado; e cooperação para o desenvolvimento.

#espanha🇪🇸 #marfernandezpalacios #celac #mercosul #americalatina #bacuribrasil #claudiagodoy

Serão abordadas ainda diferentes iniciativas e projetos de cooperação, com vistas ao fortalecimento das relações entre as regiões.

spot_img
spot_img