sexta-feira, 3 maio, 2024
28.5 C
Brasília

Embaixadas dos Emirados Árabes Unidos e Bahrein celebram Iftar em Brasília

OUTROS DESTAQUES

Por: Claudia Godoy

Os embaixadores dos Emirados Árabes Unidos e do Bahrein celebraram juntos o Iftar, em Brasília. 📸Claudia Godoy

As embaixadas dos Emirados Árabes Unidos e do Bahrein celebraram, nesta semana, em Brasília, o Iftar, a primeira refeição que os muçulmanos fazem depois do pôr do sol, no mês sagrado do Ramadan.

O embaixador dos Emirados Árabes Unidos, Saleh Alsuwaidi, lembrou que o Ramadan é um dos cinco pilares da fé islâmica. “Mês celebrado pelos muçulmanos com profundo recolhimento espiritual e com jejum, um dos cinco pilares da religião islâmica, que significa a abstenção de alimentos e prazeres do amanhecer ao por do sol”, disse o embaixador.

No Ramadan, os muçulmanos fazem doações, caridade e ajudam aos necessitados. Eles costumam decorar as ruas com luzes. As varandas, janelas e entradas das casas recebem enfeites. A atmosfera é espiritual, inovadora e bonita. Além disso, no Ramasan as pessoas trocam pratos de comids e isso aumenta a solidariedade na comunidade. As mesas do Iftar se multiplicam. Muitas instituições de caridade garantem o acesso à alimentação.

No mês de abril, os Emirados Árabes Unidos também celebram o Dia Zayed da Ação Humanitária. A data é uma herança da região que estimula o voluntariado e a caridade.

O Iftar foi celebrado pelas duas embaixadas com o intuito de fortalecer os valores da tolerância religiosa e da coexistência pacífica entre os povos. Além de destacar os princípios da paz ressaltados no acordo abraâmico.

O embaixador do Bahrein, Bader Alhelaibi, destacou, no discurso, o aroma das luxuosas especiarias, os doces e o café do Golfo, que são preciosidades servidas nesta época do ano. Além disso, o embaixador ressaltou o clima de tolerância e convivência, indispensáveis no Ramadan. “Não podemos deixar de destacar o clima de tolerância e convivência no Brasil, que marca a vida de imigrantes de todas as partes pela livre prática de seus rituais, costumes e tradições”.

spot_img
spot_img