sexta-feira, 3 maio, 2024
28.5 C
Brasília

Dia de São Patrício foi celebrado com presença de ministro na embaixada da Irlanda

OUTROS DESTAQUES

Por Claudia Godoy

O ministro de Desenvolvimento Internacional e Diáspora da Irlanda, Seán Fleming, acompanhou o embaixador Seán Hoy na celebração de São Patrício, no último dia 16 de março, em Brasília.

O Brasil e a Irlanda possuem uma longa relação construída em valores iguais, interesses comuns e respeito mútuos. Os laços culturais, políticos e econômicos fortes sempre marcaram a cooperação entre nossos países, e estamos comprometidos em fortalecer nossas relações em uma ampla gama de áreas, como ciência e tecnologia, meio ambiente, mudanças climáticas e educação, dentre outras.

O ministro Fleming também expressou gratidão por estar no Brasil, como parte de “tour” de autoridades irlandesas. A viagem pavimentou o caminho para várias visitas de alto nível entre nossos países nos próximos anos. Também acompanhavam o ministro irlandês, a diretora para América Latina, Ciara O’Floinn, e o cônsul-geral, Evin Bennis.

Brasil e Irlanda registraram, recentemente, aumento significativo do comércio. Ano passado, o comércio alcançou 1.1 bilhões de dólares, representando um aumento de quase 50% comparado à 2021. No campo de investimentos bilaterais, os investimentos diretos irlandeses no Brasil se destacam no agrobusiness.

O embaixador da Irlanda lembrou que se despede do Brasil, em 2023, após 5 anos de missão. Ressaltando março como o mês do Dia Internacional das Mulheres, o diplomata informou que hoje mais de 50% dos embaixadores irlandeses no mundo são mulheres.

A história diz que Patrick foi capturado aos 15 anos por invasores e passou seis anos em cativeiro. Durante este período, ele teria trabalhado como pastor. Depois de ter uma visão, o santo escapou da prisão e retornou para a Irlanda. A sua missão seria lutar pelo fim da escravidão e pregar a fé cristã.

Patrick era famoso por usar o trevo de três folhas para compartilhar informações sobre a Trindade, hoje a folhinha verde é um dos símbolos da Irlanda. A lenda diz, ainda, que o santo baniu as cobras do país. O santo morreu em 461 e foi enterrado em Downpatrick, no local foi construído o Saint Patrick Centre, um moderno centro de exposições dedicado à vida do santo padroeiro irlandês.

A embaixada também celebrou os 100 anos da Irlanda com a iluminação verde em vários monumentos icônicos no Rio de Janeiro e em São Paulo. Estavam iluminados o Cristo Redentor, o Palácio Bandeirantes, o Viaduto do Chá, o Pateo do Collegio, a Biblioteca Mario de Andrade e a Ponte Estaiada, além de exposição sobre vidas irlandesas. 📸 Claudia Godoy

📸 Claudia Godoy
📸 Claudia Godoy
📸 Claudia Godoy
📸 Claudia Godoy
📸Claudia Godoy
📸 Claudia Godoy

spot_img
spot_img