sábado, 9 novembro, 2024
22.5 C
Brasília

Mensagem de Bilawal Bhutto Zardari,ministro das Relações Exteriores do Paquistão

Brasília, 27 de outubro de 2022
Por embaixada do Paquistão

Hoje marca o 75º aniversário sombrio da ocupação ilegal da Índia de Jammu e Caxemira ilegalmente ocupados pela Índia (IIOJK) contra sua vontade.

Há setenta e cinco anos, em 27 de outubro de 1947, a Índia desembarcou à força suas tropas em IIOJK e continua a ocupar esse território à força e ilegalmente desde então.

Por mais de sete décadas, a disputa de Jammu e Caxemira tem sido uma batalha de esperança contra todas as adversidades, de coragem contra o medo e de sacrifício contra a tirania. Milhares de homens, mulheres e crianças inocentes da Caxemira perderam suas vidas nas mãos da brutalidade indiana. Prestamos ricas homenagens a todos os mártires por seu sacrifício final e a suas famílias por sua determinação e perseverança.

A campanha intensificada da Índia para forçar mudanças demográficas no IIOJK está em pleno andamento desde 5 de agosto de 2019, quando revogou os artigos 370 e 35 A de sua própria constituição que concedeu status especial ao IIOJK. Os eventos dos últimos três anos incluíram medidas repressivas, como a ultrajante manipulação para criar círculos eleitorais dominados por hindus em áreas de maioria muçulmana, emissão de milhões de certificados de domicílio falsos para não-caxemira, novas leis sobre propriedade de terras e propriedades e expansão de listas de eleitores para incluir não residentes da Caxemira. Essas medidas antidemocráticas e ilegais são uma violação direta das resoluções da ONU e da Quarta Convenção de Genebra. Eles não significam nada além da campanha maliciosa da Índia para mudar a identidade distinta da Caxemira.

Com 900.000 soldados, o IIOJK tornou-se uma das regiões mais militarizadas do mundo. Quase 690 caxemires perderam a vida em execuções extrajudiciais desde 5 de agosto de 2019, incluindo 170 apenas este ano. Os verdadeiros representantes do povo da Caxemira foram detidos arbitrariamente durante anos. No entanto, a intransigência e a brutalidade da Índia no IIOJK não podem continuar indefinidamente.

Até hoje, a Índia não conseguiu atingir seus objetivos de subjugar o povo da Caxemira. Os caxemires anseiam por liberdade enquanto enfrentam as formas mais brutais de opressão nas mãos das forças de ocupação indianas. Os inúmeros sacrifícios e resiliência do povo de Jammu e Caxemira frustraram todas as tentativas indianas de coerção e controle. O espírito resoluto do povo da Caxemira permanece intacto.

Três gerações sucessivas de caxemires esperaram a entrega do mundo e das Nações Unidas. O Paquistão exorta a comunidade internacional a tomar medidas práticas para responsabilizar a Índia e o governo indiano deve reverter as ações unilaterais e ilegais de 5 de agosto de 2019; pare com suas flagrantes violações de direitos humanos no IIOJK; revogar as leis draconianas e implementar as resoluções relevantes do Conselho de Segurança da ONU sobre Jammu e Caxemira.
Prometo aos meus irmãos e irmãs da Caxemira que sua luta e seus sacrifícios não serão em vão. O mundo não pode mais fugir de sua responsabilidade. Devemos isso aos caxemires.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img