Brasília, 3 de outubro de 2022
Por: Claudia Godoy
Ao lado da embaixatriz, Anahita Thoms, o diplomata lembrou o aniversário de 200 anos de independência do Brasil.
A Alemanha celebra hoje (3), os 32 anos de reunificação do país, ocorrida quase um ano depois da queda do Muro de Berlim.
Depois da derrota na II Guerra Mundial, o Muro de Berlim dividiu a Alemanha por 28 anos em Oriental e Ocidental. Em 9 de novembro de 1989 ele foi abaixo, e, em 3 de outubro de 1990 o país foi reunificado.
O embaixador da Alemanha, Heiko Thoms, disse, durante celebração, no último mês, que a reunificação ocorreu em paz e liberdade.
“Essa liberdade não veio por si só. Teve que ser conquistada. Costumamos falar da queda do muro mas na verdade, ele nao caiu. Foi derrubado”, disse o embaixador.
Ao lado da embaixatriz, Anahita Thoms, o diplomata lembrou o aniversário de 200 anos de independência do Brasil. “Gostaria de ao lado da minha esposa expressar os mais sinceros parabéns ao Brasil pelo aniversário especial”, disse o embaixador alemão.
Thoms também ressaltou as fortes relações entre Brasil e Alemanha. “O Brasil é o país, fora da Europa, com mais falantes da língua alemã, aproximadamente um milhão de pessoas”, informou o embaixador. O Brasil possui seis Institutos Goethe, seis institutos culturais e quatro escolas alemãs. Em 2024 a Alemanha vai celebrar a chegada dos primeiros alemães ao Brasil.
“Tudo isso mostra como são extensas as relações entre as duas democracias. Faremos tudo que for possível para preservar, fortalecer e expandir essas relações. Somente juntos poderemos proteger os valores que nos unem “, disse Heiko Thoms.