Brasília, 15 de agosto de 2022
Por Claudia Godoy
O encarregado de Negócios de Cuba, embaixador Adolfo Curbelo Castellanos, agradeceu, neste sábado, 13, a solidariedade de muitas partes do mundo pela ajuda no combate ao incêndio nos tanques de combustíveis em Matanzas, no litoral norte cubano.
“O fogo já está sob controle com a ajuda do México e da Venezuela. No Brasil há campanhas solidárias de movimentos sociais, artistas e intelectuais para recolher fundos e medicamentos para ajudar Cuba”, disse o embaixador, antes do início do filme cubano “Inocência “, que foi exibido na Mostra Latino-Americana e Caribenha, no Cine Brasília, no Distrito Federal.
Curbelo lembrou que 13 de agosto foi o dia de nascimento do presidente Fidel Castro. “O espírito otimista, a força das ideias, a prática da solidariedade, o internacionalismo, o caráter irrenunciável dos princípios, a emancipação, a independência e a luta pela paz junto ao sonho de justiça social de Fidel Castro Ruiz nos inspiram”, disse o diplomata.
O embaixador cubano pediu, ainda, desculpas por não terem tido tempo de traduzir para o português as legendas do filme exibido naquele dia. Curbelo explicou que “Inocência” é um filme que se refere a um dos episódios mais tristes da história cubana, quando depois de uma acusação falsa, oito jovens estudantes de medicina cubanos foram condenados ao fuzilamento.
Brasília, escolhida este ano como Capital Ibero-Americana da Cultura, e o Brasil, pelo bicentenário de independência, também receberam as homenagens do embaixador cubano.