Brasília, 4 de agosto de 2022
O filme cubano que integra a V Mostra de Cinema Latino-Americano e Caribenho é “Inocencia “, baseado em fatos reais sobre um dos eventos mais atrozes que aconteceram no território cubano.
A Mostra começa, hoje (04), no Cine Brasília, com o filme mexicano “Como água para Chocolate”, dirigido por Alfonso Arau e baseado no livro homônimo da escritora Laura Esquivel, que acaba de ser designada como novo embaixador do México no Brasil.
Na produção cubana, um regimento de voluntários do exército espanhol, juntamente com o governo espanhol corrupto que governava a ilha, conspirou para destruir a vida de oito estudantes de medicina.
A resolução dos jovens estudantes em manter sua dignidade sobre a injustiça em que estavam envolvidos; a reação de poucos homens espanhóis justos à situação inexplicável em que os eventos foram desenvolvidos e o papel nunca contado de Fermín Valdés na descoberta da verdade mudará a visão dessa história.
São 19 países participantes da mostra de cinema, que é promovida pelas embaixadas do Grupo da América Latina e do Caribe (Grulac). Os filmes deste ano são focados na promoção da cultura regional.
O festival faz parte de uma série de eventos programados pelo Grulac, fórum de diálogo criado no âmbito das Nações Unidas. O evento celebra o status de Capital Ibero-Americana da Cultura que Brasília detém este ano.
Durante os dez dias de exibição, serão exibidos 19 filmes de Argentina, Barbados, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai, além de Espanha e Portugal.