Brasília, 31 de maio de 2022
Por: Claudia Godoy
Daniel Scioli (foto) lidera grupo de embaixadores da América Latina e Caribe e do ministro da Agricultura brasileiro, Marcos Montes, com o intuito de planejar estratégia conjunta e troca de experiências para enfrentar desafios. O embaixador argentino afirma que a energia se converteu em setor estratégico nas relações bilaterais e também com outros países irmãos.
“O setor energético constitui hoje a máxima prioridade do governo argentino. O Brasil está garantindo a segurança energética fornecendo o insumo para a Argentina. Já o país vizinho deu a mão ao Brasil oferecendo energia ao Sul brasileiro”, disse Scioli, na última semana, durante a celebração da Data Nacional argentina.
A energia é muito importante para o processo produtivo. No próximo ano, será finalizada a primeira etapa da obra binacional do gasoduto Nestor Kirchner. A obra vai garantir o transporte de gás de Vaca Muerta, a segunda maior reserva do mundo, para o Brasil. “Isso vai causar impacto positivo nas nossas economias”, afirmou Scioli, lembrando, ainda, que a histórica seca que atingiu Brasil e Argentina, nos últimos dois anos, levou à solidariedade entre as duas nações.