quinta-feira, 19 setembro, 2024
28.5 C
Brasília

China quer ampliar cooperação em energia verde e gás natural

Com Xinhua
Brasília, 31 de março de 2022

O conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, se reúne com o vice-primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores do Turcomenistão, Rashid Meredov, à margem da terceira reunião de ministros das Relações Exteriores dos países vizinhos do Afeganistão, em Tunxi, Província de Anhui, leste da China, em 30 de março de 2022. (Xinhua/Zhou Mu)

O conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, se reuniu nesta quarta-feira com o vice-primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores do Turcomenistão, Rashid Meredov, à margem da terceira reunião de ministros das Relações Exteriores entre os países vizinhos do Afeganistão, em Tunxi, Província de Anhui, no leste da China.

Observando que não importa como a situação internacional mude, a China continuará sendo uma irmã de confiança e parceira confiável do Turcomenistão, Wang afirmou que a China tem plena confiança nas relações com o Turcomenistão.

A China está disposta a trabalhar com o Turcomenistão para promover o desenvolvimento sustentável, fluido e estável da cooperação em vários campos e abrir perspectivas mais amplas, acrescentou Wang.

Meredov disse que o Turcomenistão considera a China como a mais importante parceira na cooperação energética e não vai mudar esta posição estabelecida. O Turcomenistão está disposto a reforçar o alinhamento entre sua estratégia de desenvolvimento para reavivar a Grande Rota da Seda e a Iniciativa do Cinturão e Rota e elevar as relações bilaterais a um novo patamar.

A China está disposta a expandir a colaboração em toda a cadeia industrial de energia, ampliar o volume e a escala da cooperação energética e explorar o potencial de cooperação em energia verde, utilização de gás natural e equipamentos técnicos, disse Wang.

Os dois lados também trocaram opiniões sobre a cooperação entre a China e os cinco países da Ásia Central, bem como a questão do Afeganistão.

Meredov expressou apoio ao Afeganistão ao traçar uma linha clara contra as organizações de terrorismo e ao reprimir resolutamente todas as forças terroristas, incluindo o Movimento Islâmico do Turquestão

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img