sexta-feira, 15 novembro, 2024
19.5 C
Brasília

Rússia pode controlar toda a costa da Ucrânia

Por: Claudia Godoy
Brasília, 15 de março de 2022

Refugiados ucranianos chegam à Polônia.

Acaba de ser anunciado que dois mil veículos com civis deixaram a cidade cercada de Mariupol e dos mil mais devem sair à tarde. Mariupol está sem luz, sem água e sem aquecimento e ainda é bombardeada.

Tem mais de 400 mil habitantes e é um porto que ocupa uma posição estratégica, entre a Península da Crimeia, que foi anexada à Rússia e aquelas repúblicas rebeldes da região do Dombass.

Ou seja, se for tomada pelos russos, a Crimeia teria uma ligação terrestre com o território da Rússia e só faltaria tomar a famosa cidade de Odessa para que os russos controlassem toda a costa da Ucrânia, que ficaria sem acesso ao mar.

A Bielorrússia anunciou que foi atingida por mísseis vindos da Ucrânia. Isso pode significar a entrada de tropas bielorrussas na guerra, o que, pela proximidade com Kiev, poderia significar o cerco completo da capital.

O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, afirmou nesta terça-feira (15) que seu país precisa entender que “A porta da Otan não está aberta” para admissão, em referência à aliança militar de 30 membros comandada pelos Estados Unidos.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img