Por: Elna Souza
Brasília, 21 de janeiro de 2022
Após dois anos de pandemia, o mundo tem unido esforços no combate à Covid 19. A alta transmissibilidade do vírus e suas constantes mutações se apresentam como desafios que necessitam da cooperação de todos os povos para serem vencidos.
É nesse contexto que o The Global New Economy Forum promove o webinar “Cooperação com os Países da África para enfrentamento contra a Pandemia”. O do encontro virtual será realizado dia 27 de janeiro, às 10 horas.
A empresa de comunicação Diplomacia Business se une à iniciativa como parceiro dessa iniciativa que busca aprofundar o debate sobre o processo de vacinação, apoio aos pacientes e pesquisas sobre Covid-19 e outras doenças como a malária, em especial nos países da África.
Embaixadores de 32 países africanos devem participar. Um dos objetivos é reunir os diplomatas em um comitê para detalhamento das ofertas de cooperação após o webinar. A iniciativa é respaldada pelo embaixador de Camarões, Martin Agbor Mbeng, decano dos diplomatas africanos em Brasília. Ele reuniu-se esta semana com Victor Borges, CEO do The Global New Economy Forum e Elna Souza, CEO do Diplomacia Business.
Também foram convidados a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Ministério da Saúde do Brasil, o Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação, a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), a Agência Brasileira de Vigilância Sanitária (ANVISA), o Instituto Butantã, a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual Paulista (UNESP), a ONG Médicos Sem Fronteira, a Fundação Bill e Melina Gates, a Frente Nacional Anti Racista, o Senac e a Afrochamber.
Conforme explica Victor Borges, “O propósito é que cada entidade convidada possa oferecer expertise para monitoramento de novas variantes da Covid-19, doação de vacinas, cooperação para transferência de tecnologia no desenvolvimento de equipamentos para suporte ventilatório, capacitação de profissionais de saúde, convênios mútuos entre Universidades visando fortalecimento do Sistema de Vigilância da Rede de Pesquisa sobre a Covid-19 e sensibilização da importância da vacinação”.