quinta-feira, 19 setembro, 2024
28.5 C
Brasília

Rio de Janeiro celebra o padroeiro da cidade, São Sebastião

Brasília, 20 de janeiro de 2022

Hoje é dia de São Sebastião (256-286) o padroeiro do Rio de Janeiro. Eternizado por relatos hagiológicos antigos, São Sebastião é venerado pelos cristãos.

Eles acreditam que populações se livraram de epidemias pelo menos três vezes graças a intercessão dele.

Em 1567, foi num dia de São Sebastião, 20 de janeiro, que portugueses expulsaram os franceses que dominavam a região do Rio de Janeiro. Daí o santo ter se tornado padroeiro da região.

Mais recentemente, o santo foi apropriado por comunidades LGBT, que o transformaram em uma espécie de ícone gay.

O autor do livro São Sebastião: o Mártir Que Desafio o Imperador Ao Se Declarar Soldado de Cristo, o padre Jeferson Mengali explica que Sebastião foi “um dos muitos soldados romanos” que acabaram “martirizados por sua fé em Jesus”. “É uma pena que tudo o que temos sobre esse santo é o que está nas atas de seu martírio, escritas dois séculos mais tarde”, lamenta ele.

“Conta-se que os escribas tinham ordens de colocarem nessas atas detalhes do martírio, dando pouca ênfase a história do martirizado. E isso acontecia para assustar os cristãos, pois essas atas eram colocadas na cidade onde ocorria no martírio, para que todos pudessem conhecer as histórias e, assim, fosse desestimulada a adesão ao cristianismo” , explica o sacerdote.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img