segunda-feira, 4 novembro, 2024
24.5 C
Brasília

Ícone de Natal, a Flor de Nochebuena tem origem mexicana

Com embaixada do México
Brasília, 24 de dezembro de 2021

A Flor de Nochebuena é um dos principais ícones do Natal. Em muitas partes do mundo, as celebrações do Natal e do Ano Novo são enfeitadas com esta flor de origem mexicana.

Seu nome em Nahuatl, a língua original falada pelos antigos colonizadores do México central, é Cuetlaxochitl e significa “flor da cor do fogo”.

Em 1834, recebeu o nome científico de Euphorbia pulcherrima; o termo euphorbia identifica-a como parte da família de plantas que contém látex em sua salva e pulcherrima significa “a mais bela”.

O Cuetlaxochitl também é conhecido em outros países como Estrela do Natal, Estrela Federal, Flor do Natal, Flor da Páscoa, Pastora e Poinsettia nos Estados Unidos da América, em homenagem ao seu promotor.
Acredita-se que Moctezuma, o grande tlatoani azteca, encontrou a flor no sul do México e a trouxe para os jardins de seu palácio em Tenochtitlán. Os sacerdotes aztecas usavam a flor para praticar rituais ou para fins medicinais.

Mais tarde, no século XVII, a flor com pétalas cor de fogo recebeu o nome de “flor de nochebuena” ou “flor de Pascua” pelos monges franciscanos, que a usaram para decorar os altares dos primeiros templos, procissões comemorativas do Natal e da festa da Santa Manjedoura. É uma das poucas plantas que florescem no inverno.

Devido à sua beleza, foi trazida para a Europa no século XVII e, posteriormente, no século XIX, passou a ser utilizado como ornamento para templos religiosos. Sabe-se que a Basílica de São Pedro foi adornada com flores de Poinsettia na noite de 24 de dezembro de 1899. Desde então, o Vaticano tem usado esta flor mexicana para decorar seus altares durante as festividades de Natal.

Foi Joel R. Poinsett, Embaixador dos Estados Unidos da América no México de 1825 a 1829, apaixonado por botânica e maravilhado com esta flor, que a chamou de ” Poinsettia “. Foi assim que ficou conhecido nos Estados Unidos e em alguns países europeus, para onde o Embaixador o enviou como presente diplomático.
Hoje, a flor da véspera de Natal com suas pétalas de um vermelho vivo e o verde das folhas, dá cor às festas de dezembro no México somando-se a outros costumes, como as posadas, as piñatas ou o tradicional peru, para celebrar o Natal.

 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img