Leia o discurso completo do embaixador Saleh Alsuwaidi.

O embaixador dos Emirados Árabes Unidos entrega medalha ao ministro da economia, Paulo Guedes. Foto: Claudia Godoy
Discurso do 50º Dia Nacional
Clube Naval, 1º de dezembro de 2021
Excelentíssimos Senhores membros do Congresso Nacional, Juízes, Ministros, Embaixadores e Membros das Forças Armadas,
Senhoras e senhores,
Gostaria de dar as boas-vindas a todos e agradecer a presença de cada um de vocês esta noite para compartilhar conosco a celebração do 50º aniversário da União, comemorado habitualmente no dia 2 de dezembro, marcando o aniversário da unificação dos sete Emirados em 1971.
Neste dia, nosso país embarcou numa ousada e otimista jornada de progresso e desenvolvimento com o objetivo de fazer valer a sua visão em diferentes campos, visão esta que teve como meta essencial colocar os Emirados Árabes Unidos entre os países mais competitivos do mundo.
Hoje, os Emirados Árabes Unidos, guiados por sua sábia liderança, continua trilhando este caminho com determinação e dinamismo, tendo como prioridades o bem-estar de seus filhos e a realização de mais conquistas durante os próximos 50 anos.
Senhoras e senhores,
O progresso, o desenvolvimento e a prosperidade de que hoje desfrutamos nos Emirados Árabes Unidos andam de mãos dadas com uma política externa equilibrada, baseada na moderação, tolerância, inclusão, ajuda humanitária e abertura política, que permite ao nosso país ganhar mais respeito em sua presença diplomática e impulsionar ainda mais suas relações amigáveis em todo o mundo.
No dia 2 de dezembro de cada ano, refletimos sobre as conquistas do nosso país e sobre o que devemos realizar nos próximos anos.
Nossa agenda do desenvolvimento, a qual busca olhar para o futuro, e competir com a confiança no cenário internacional, se baseia no planejamento, know-how tecnológico e no extenso capital humano – o principal e mais importante recurso do país.
Nossa liderança reafirma a tolerância e a inclusão para reforçar o fato de sermos um país onde mais de 200 nacionalidades diferentes convivem em ambiente de abertura e respeito mútuo baseadas no princípio da tolerância.
Não pode haver melhor exemplo dessa tolerância do que a visita de Sua Santidade o Papa Francisco aos Emirados Árabes Unidos, a primeira de um pontífice à Península Arábica, que culminou com a assinatura do documento “Fraternidade Humana pela Paz Mundial e pela Convivência”.
Este documento consagra a determinação do país em incutir o espírito de tolerância na sociedade, estabelecendo uma cultura de abertura e diálogo e o banimento de todos os tipos de discriminação.
A tolerância e a inclusão também dominaram a visão do fundador dos Emirados Árabes Unidos, o Sheikh Zayed, que acreditava que uma sociedade bem-sucedida, tolerante e progressista só poderá ser alcançada dando poder as mulheres e garantindo a sua plena participação na construção deste país.
Os Emirados Árabes Unidos não mediram esforços para capacitar os jovens, fato evidenciado pelo apoio dado pela liderança dos Emirados a Hazaa al-Mansouri, primeiro astronauta árabe a visitar a Agência Espacial Internacional, que se tornou fator inspirador e exemplo para muitos jovens árabes.
Senhoras e senhores,
Os Emirados Árabes Unidos possuem uma reputação de segurança e estabilidade, permitindo que o país se torne um atrativo para indivíduos talentosos, os quais buscam um ambiente de apoio para suas ambições, apreciando e recompensando suas habilidades intelectuais.
Os Emirados Árabes Unidos estiveram sempre na vanguarda para levar a mensagens de paz e cooperação ao mundo, e isso sem dúvida ajudou o país a ganhar a confiança da comunidade internacional de sediar com sucesso a Expo 2020 Dubai, o maior evento que está sendo realizado no Oriente Médio, com a participação de mais de 192 países e muitas empresas e instituições educacionais.
Este evento global confirma a capacidade de nossa nação de conectar e inspirar milhões de pessoas ao redor do mundo para celebrar o progresso humano, resolver desafios globais e criar um futuro melhor.
Senhoras e senhores,
A trajetória otimista do progresso e do desenvolvimento se reflete também na nossa parceria estratégica com o Brasil. Os Emirados Árabes Unidos são o 2º maior parceiros comercial do Brasil no mundo árabe e no Oriente Médio.
Nos últimos 3 anos, nosso país teve a honra de receber SE o Presidente Jair Bolsonaro em duas ocasiões. Foram mais de 10 visitas ministeriais realizadas em apenas 2021, e isso sem incluir as visitas de governadores, secretários e técnicos. Ambos os países acreditam que há um grande potencial para expandir as relações e incluir novas áreas de cooperação, especialmente investimentos em áreas como segurança alimentar, tecnologia avançada, infraestrutura, produtos de defesa, turismo e, principalmente, esportes como futebol e jiu-jitsu brasileiro.
Saudamos a contribuição dos 10.000 brasileiros residentes nos Emirados Árabes Unidos, que contribuem muito satisfatoriamente no progresso e no desenvolvimento do país .
Elogiamos também a participação brasileira com grande pavilhão na Expo2020, com foco em sustentabilidade, o qual se situa entre os 5 pavilhões que mais recebem visitantes.
Honoráveis congressistas,
Excelências, Senhoras e Senhores,
Gostaria de agradecer ao Presidente pela dedicação em promover a parceria estratégica com os Emirados Árabes Unidos. Estendemos nossos agradecimentos a Sua Excelência o Ministro das Relações Exteriores do Brasil e também ao Secretario de Negociacoes Bilaterais no Oriente Médio, Europa e África, SE Kenneth e ao Diretor do Departamento do Oriente Médio e África, SE Sr. Sidney. Agradecemos também ao Protocolo que muito nos ajudou.
Grupos como Mubadala, DP World, First Abu Dhabi Bank, Emirates, The Halal Approval South America e Dnata, fazem parte dos investimentos dos Emirados Árabes Unidos no Brasil, o parceiro mais importante da região. A eles, meu agradecimento por fazer parte da presença dos Emirados Árabes Unidos no mundo.
À minha equipe, que me ajudou a fortalecer a parceria estratégica e a concretizar os objetivos no país, muito obrigado a cada um de vocês nesta jornada.
Gostaria de convidar todos os presentes a fazerem um brinde a Sua Excelência o Presidente da República e ao povo brasileiro.
Desejo aos Emirados Árabes Unidos e ao Brasil, bem como a todos os países e a nós presentes aqui um ano abençoado repleto de progresso e prosperidade.