Por: Embaixada dos Estados Unidos
12 de outubro de 2021
Brasília-DF
Iniciativa da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos, em parceria com a USP, visa formar rede de multiplicadores de inovação na educação pública brasileira.
Educadores podem se inscrever até 12 de novembro.
O Programa STEAM TechCamp Brasil está com inscrições abertas para a 5ª edição. Educadores de todo o Brasil podem se inscrever até o dia 12 de novembro de 2021. O programa de 2022 vai atender 64 educadores com potencial e liderança para articular e aprimorar ações já existentes e implantar novas ações voltadas à aprendizagem ativa em STEAM (sigla em inglês cujas atividades interdisciplinares envolvem as áreas de conhecimentos de ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática), nas redes públicas da educação básica do Brasil.
O regulamento detalhado e formulário de inscrição estão disponíveis no site: https://steamtechcampbrasil.febrace.org.br/v2022/
O Programa STEAM TechCamp Brasil tem o objetivo de colocar especialistas em tecnologia e educação, do Brasil e do Exterior, em contato direto com gestores das secretarias de educação e com professores da educação básica brasileira para compartilhar e ampliar conhecimentos sobre as diferentes ferramentas, práticas e estratégias de ensino que podem ajudá-los a superar os desafios da educação.
Devido à pandemia do novo coronavírus as diversas atividades desta edição serão realizadas de forma remota, no Encontro Virtual que será realizado na semana de 12 a 18 de fevereiro de 2022. Durante o Encontro, os educadores selecionados vão participar de workshops, palestras e painéis voltados ao tema, também vão participar de oficinas para a elaboração de propostas de planejamento estratégico para implantação de projetos nas escolas em seus estados de origem.
O STEAM TechCamp Brasil é uma iniciativa da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), apoio da Poli-USP e Consed, e desde sua primeira edição envolveu 240 educadores, com forte potencial multiplicador. As ações locais, implantadas pelos educadores que participaram da formação, somadas até a edição de 2020 atingiram 857 cidades, 33.000 professores e 140.000 estudantes em todo o Brasil.