segunda-feira, 17 março, 2025
28.5 C
Brasília

Peru celebra bicentenário de independência no mesmo dia da posse de Pedro Castillo na presidência

Por: Claudia Godoy

Fotos e cores do Peru serão projetadas no Senado, das 18h às 22h desta quarta-feira (28), em homenagem ao bicentenário da independência do país. Serão imagens da bandeira peruana, da logomarca do bicentenário e de locais turísticos e culturais, além de vídeos sobre o tema. O pedido de projeção foi feito pelo embaixador peruano no Brasil, Javier Yépez Verdeguer.

Devido à pandemia de covid, de acordo com o embaixador, não serão realizados eventos presenciais em Brasília para celebrar a data. A projeção das imagens no Congresso, disse, será a principal atividade comemorativa do bicentenário do Peru no Brasil.

— [A iluminação] também tem o propósito de fortalecer os históricos vínculos bilaterais entre o Peru e o Brasil, na quarta-feira, 28 de julho, dia do bicentenário — disse Verdeguer.

No Peru, a data vem sendo celebrada em todo o país com exposições e várias outras atividades, que podem ser vistas neste site, organizadas pelas equipes do Projeto Especial Bicentenário da Presidência do Conselho de Ministros. O objetivo, segundo os organizadores, é entender o bicentenário como uma grande oportunidade para que a população peruana reflita sobre que país quer ser.

O Peru comemora o bicentenário da independência nacional com grande expectativa para o início do governo de Pedro Castillo, o primeiro professor e líder social eleito presidente em 200 anos, que será empossado hoje no cargo.

Castillo tomará posse em uma sessão solene do Congresso da República, no marco das celebrações dos 200 anos da proclamação da independência peruana pelo Libertador José de San Martin, que foi consolidada pelo exército do Libertador Simón Bolívar, três anos depois. Com informações da Agência Senado e da Prensa Latina.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img