segunda-feira, 4 novembro, 2024
20.5 C
Brasília

Russos criam Conselho de cientistas renomados especializados na Sputnik V

O Fundo de Investimento Direto Russo (RDIF, o fundo de riqueza soberana da Federação Russa) e o Centro Nacional de Pesquisa em Epidemiologia e Microbiologia Gamaleia anunciaram hpje (18) a criação do Conselho Científico Internacional de Especialistas na vacina “Sputnik V”, a primeira vacina registrada no mundo contra o coronavírus.

O Conselho inclui cientistas líderes no campo da virologia, microbiologia, genética e biotecnologia da Argentina, Reino Unido, Alemanha, Índia, Rússia, EUA, França, Suécia e Croácia, que representam os maiores centros científicos e médicos.

Composição do Conselho Internacional de Especialistas Científicos da Vacina “Sputnik V”:
1. Carlos Zala, Professor Adjunto, Departamento de Microbiologia, Faculdade de Medicina, Universidade de Buenos Aires, Argentina;
2. Omar Sued, Presidente da Sociedade de Doenças Infecciosas, Argentina;
3. David Livermore, Professor de Microbiologia Médica, University of East Anglia, Reino Unido;
4. Len Seymour, Professor de Terapia Genética, Presidente da Sociedade Britânica de Terapia Genética e Celular, Reino Unido;
5. Wibke Bayer, Líder de Equipe, Instituto de Virologia, Hospital Universitário de Essen, Alemanha;
6. Vasanthapuram Ravi, Doutor em Microbiologia, Instituto Nacional de Saúde Mental e Neurologia (NIMHANS), Índia;
7. Cecil Czerkinsky, Chefe de Pesquisa de Vacinas, Instituto de Farmacologia Molecular e Celular, França;
8. Dragomira Majhen, Líder da Equipe de Pesquisa, Instituto Rujer Boskovic, Croácia;
9. Niklas Arnberg, Professor de Virologia, Universidade de Umeå, Presidente da Sociedade Sueca de Virologia, Suécia;
10. Hildegund Ertl, Doutora em Medicina, Professora, Centro de Vacinas e Imunoterapia, Instituto Wistar, EUA;
11. Ronald Rodriguez, Doutor em Medicina, Professor de Urologia, Centro de Ciências da Saúde, Universidade do Texas em San Antonio, EUA;
12. David Ornelles, Professor Associado de Microbiologia e Imunologia, Wake Forest School of Medicine, EUA;
13. Alexander Gintsburg, Diretor do Centro Gamaleia, acadêmico da Academia Russa de Ciências;
14. Denis Logunov, Vice-Diretor de trabalho científico do Centro Gamaleia, Membro Correspondente da Academia Russa de Ciências, Doutor em Ciências Biológicas;
15. Sergey Tsarenko, Professor, Faculdade de Medicina Fundamental, Universidade Estadual de Moscou M.V. Lomonosov, Médico Chefe Adjunto de Anestesiologia e Reanimação, Hospital No. 52, Moscou;
16. Aleksandr Rumyantsev, Presidente do Centro Nacional de Pesquisa Médica para Hematologia Pediátrica, Oncologia e Imunologia Dmitry Rogachev, Acadêmico da Academia Russa de Ciências, Doutor em Ciências Médicas, Professor.
Kirill Dmitriev, CEO do Fundo de Investimento Direto Russo (RDIF), disse:
“O RDIF e o Centro Gamaleia iniciaram a criação do Conselho Internacional de Especialistas Científicos sobre a vacina ‘Sputnik V’ e a formação de uma plataforma internacional onde cientistas de desenvolvimento de vacinas podem trocar informações, opiniões e experiências com colegas estrangeiros de destaque. Tal intercâmbio científico tornou-se especialmente requisitado em conexão com a pandemia da nova infecção por coronavírus, um problema global que estimulou a unificação de todo o potencial de pesquisa global. Agradecemos a todos os especialistas que aceitaram nossa proposta para ingressar ao Conselho. A parceria internacional, incluindo a vacina contra o coronavírus, é a chave para a vitória final e provar mais uma vez que o nobre objetivo de salvar vidas não tem limites.”
A vacina “Sputnik V” tem uma série de vantagens principais:
· A eficácia da “Sputnik V” é superior a 90%, e a vacina oferece proteção total contra casos graves de coronavírus.

· A vacina “Sputnik V” é baseada na comprovada e bem estudada plataforma de vetores adenovirais humanos, que causam o resfriado comum e que são encontrados pela humanidade há milênios.

· A vacina “Sputnik V” usa dois vetores diferentes para duas injeções durante o processo de vacinação, o que cria uma imunidade mais robusta em comparação com vacinas que usam o mesmo mecanismo de entrega para ambas as injeções.

· A segurança, eficácia e ausência de efeitos negativos de longo prazo das vacinas de adenovírus foram comprovadas em mais de 250 estudos clínicos ao longo de duas décadas.

· Mais de 1,5 milhão de pessoas já foram vacinadas com a “Sputnik V”.

· Os desenvolvedores da vacina “Sputnik V” estão fazendo parceria com a AstraZeneca para ensaios clínicos colaborativos para melhorar a eficácia da vacina AstraZeneca.

· A vacina “Sputnik V” foi aprovada na Rússia, Belarus, Sérvia, Argentina, Bolívia, Argélia e Palestina. O processo de registro de vacinas da União Europeia foi iniciado.

· A “Sputnik V” não causa alergias graves.

· A temperatura de armazenamento da “Sputnik V” é de + 2 + 8 graus Celsius permite que seja armazenada em refrigerador convencional sem a necessidade de investimento em infraestrutura adicional da rede de frio.

· A “Sputnik V” custa menos de US$ 10 por injeção, o que o torna disponível em todo o mundo.
***
O Fundo de Investimento Direto Russo (RDIF) foi fundado em 2011 para investir no capital de empresas principalmente na Rússia, juntamente com os principais investidores financeiros e estratégicos estrangeiros. O fundo atua como um catalisador para o investimento direto na economia russa. No momento, o RDIF tem um histórico de sucesso na implementação conjunta de mais de 80 projetos com parceiros estrangeiros com um volume total de mais de 1,9 trilhão de rublos, cobrindo 95% das regiões russas. As empresas do portfólio do RDIF empregam mais de 800.000 funcionários e sua receita anual é de 6% do PIB da Rússia. O RDIF estabeleceu parcerias estratégicas conjuntas com os principais co-investidores internacionais de 18 países, totalizando mais de US$ 40 bilhões. Mais informações podem ser encontradas no site: rdif.ru

 

Contato para informações adicionais:
Arseniy Palagin
Fundo de Investimento Direto Russo
Secretário de imprensa
Telefone: +7 495 644 34 14, ramal. 2395
Celular: +7 916 110 31 41
E-mail: [email protected]

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img