Com 1 bilhão de acessos por dia, um site liderado por uma cientista americana se tornou, em pouco tempo, a fonte de maior autoridade para monitorar o coronavírus ao redor do mundo.
À frente do portal da Universidade Johns Hopkins está a americana Lauren Gardner, codiretora do Centro para Ciências de Sistemas e Engenharia da instituição. Anteriormente, ela trabalhou com modelagem espacial das epidemias de sarampo e zika.
O portal da Universidade Johns Hopkins , nos Estados Unidos, exibe o número de casos confirmados, de mortes e de sobreviventes em todos os países do mundo e passou a ser usado por veículos de comunicação e até governos para acompanhar a evolução da pandemia.
Outros sites disponíveis para acesso são o da OMS e da plataforma Wordometer.
À frente do portal da Universidade Johns Hopkins está a americana Lauren Gardner, codiretora do Centro para Ciências de Sistemas e Engenharia da instituição. Anteriormente, ela trabalhou com modelagem espacial das epidemias de sarampo e zika.
‘Milhões de olhos ao mesmo tempo’
Em entrevista ao site americano ScienceInsider, Gardner que a ideia para criar o site aconteceu em janeiro, quando o surto começou a se espalhar pela China – a primeira morte por coronavírus aconteceu em Wuhan em 11 de janeiro.
“Meu aluno de pós-graduação Ensheng Dong, que é chinês, estava pessoalmente interessado. Em algumas horas, construímos o painel original. E no dia seguinte [22 de janeiro] eu compartilhei no Twitter, e o site viralizou”, disse ela à ScienceInsider.
Segundo Gardner, o site agrega automaticamente informações de diferentes fontes e é atualizado de hora em hora. Também existe um cuidado para evitar uma contagem dupla de casos.
“Há milhões de olhos nele o tempo todo. Recebemos milhares de e-mails”, explica.
“Agora também temos um sistema de detecção de anomalias que nos alerta para discrepâncias nos relatos de casos que coletamos automaticamente”, acrescenta.
Gardner diz que o site começou com “cerca de seis pessoas” e que contou inicialmente com o apoio interno da universidade.